quarta-feira, 3 de outubro de 2012

GRUPO 1:
Interação, Alfabetização e Letramento: Uma proposta de/para alfabetizar letrando. (Sérgio Roberto Costa)

 O texto nos faz sobre a alfabetizar letrando. O que é isso? A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. O letramento é a ação de apropriação do indivíduo na leitura. Portanto uma pessoa alfabetizada letrada é aquela que lê e que se apropria da escrita, que interpreta uma leitura.

A maior parte dos estudantes brasileiros sabem ler e escrever, mas não compreender informações óbvias num texto. Isso se deve à deficiência da educação em nosso país: O governo não investe na educação, em políticas públicas de educacionais e práticas pedagógicas escolares, assim como a aprovação automática, que fazia com que muitos alunos passasssem sem ao menos aprenderem realmente. Muitas escolas também não estimulam os alunos a lerem.

O VÍDEO ACIMA MOSTRA COMO É A EDUCAÇÃO NO BRASIL E COMO FOI SUA AVALIAÇÃO NO PISA (PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES)
 
Deve-se incentivar os estudantes  a lerem diversas tipologias textuais, exercícios de interpretação e estudo de textos diferenciados para se obter uma compreensão dos diferentes tipos textuais utilizados como jornais, revistas, internet e etc.  A escola deve promover o interesse da leitura no aluno e ensinar a escita não de forma mecânica, mas mostrando o significado na prática , relacionando ao cotiano do aluno, aquilo que ele conhece para fazer sentido para o mesmo e com isso a leitura não será de forma mecânica e sim umadominação do código das letras.
 
A interação é um grande colaborador para o processo de construção do conhecimento. A relação dos alunos com a família e do próprio professor.
Segundo Piaget, através da interação com o meio, com os objetos a  criança desenvolve seu racicínio lógico, adquire novos conhecimentos e reorganiza suas capacidades cognitivas.
Já Vigotsky, diz que é através da interação com outras pessoas, com a linguagem, através de signos, que a criança desenvolve seu senso cognitivo.
Concluindo, o letramento é importante e podemos desenvolver isso na criança antes de alfabetizá-la, através e interação e depois de certa idade o letramento deve ser através de gêneros textuais (ou seja, as estruturas que compõe os textos), para que assim ao ler o indivíduo compreenda que tipo de informação que está sendo transmitido em sua leitura, decodifique e interprete.
 

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