quarta-feira, 3 de outubro de 2012

GRUPO 3:

Mídia escrita e Letramento: Jornais e revistas na sala de aula. (texto produzido pela equipe de professores da Escola Municipal Adlai Steverson)

Discussão sobre a utilização da mídia impressa na sala de aula, como impulsionador das capacidades necessárias à leitura.
O processo de leitura, não são simplesmente prazerosas, muitas coisasa que lemos são por necessidade. O que torna prazeroso é o conhecimento resultante da leitura.

Segundo Pereira, a escrita é uma tecnologia que interfere na forma de ver e de se relacionar com o mundo.
Existem diferentes tipos de leitura:
* Busca de informações: quando se lê apenas para buscar o motivo e a finalidade de uma informação desejada.
*Estudo do texto: quando se busca sugar o máximo do texto, até mesmo as entrelinhas.
*Texto-pretexto: quando se busca apenas frases  ou elementos que destaquem idéias ou argumentos sobre o assunto.
*Fruição do texto: quando se lê por lê. Passada de olho  no texto mas sem nenhuma abstração da informação.
Quando se trabalha com jornais em sala de aula, é importante ressaltara importância  do título, que ressalta a matéria, que muitas vezes propicia a curiosidade no leitor, auxilia na estética do jornal, destacar a predominância de substantivos, verbos no tempo presente, etc.
O trabalho com revistas e jornais em sala de aula também propicia ao aluno o contato com com a realidade e o mesmo se mantém atualizado com o que acontece ao seu redor.
Juntamente com os materiais pedagógicos que são as matérias impressas, o professor deve ser o facilitador provendo meios de leitura para o aluno, o integrador e mediador.

JORNAL

REVISTAS

Um comentário:

  1. Você fez uma boa síntese. Sugiro que utilize links para relacionar a outras produções, bem como busque relacionar melhor com a prática docente (como os professores podem trabalhar os jornais na sala de aula, por exemplo).
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir