quarta-feira, 25 de julho de 2012

Algumas questões de linguísticas na alfabetização - Luiz Carlos Cagliari

   A criança aprende a falar devido o contato e interação com o meio externo. A estrutura de uma fala são frases que são formados por pensamentos ou idéias. As crianças começam a aprender primeiramente a ouvir mais do que ao falar, depois de certa idade, ocorre o equilíbrio entre o que entende e o que fala. Piaget, por exemplo, falava que por meio da interação a criança constrói sua inteligência e desenvolve suas capacidades cognitivas, assimilando em seu meio e acomodando suas estruturas internas com o novo.


                        
                                 TEORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PIAGET




  Quando a criança começa a sua vida escolar, a sua forma de falar começa a ser corrigido a todo instante, moldando-a, e a mesma vai desenvolvendo sua fala de acordo com a sociedade em que vive.
   A linguagem é vista como cultura, portanto, é avaliado que o indivíduo burguês é visto como tendo um bom dialeto e o indivíduo das classes subalternas, é visto como tendo um dialeto ruim e esdrúxulo, surgindo com isso, uma discriminação entre as classes.
  Na escola, a criança traz consigo uma bagagem cultural, pois ela já possui um vocabulário e ao entrar na escola, se depara com um mundo novo e diferente de linguagem e a escola precisa ensinar a linguagem formal, de acordo com as regras da ortografia, baseada no contexto social que a criança está inserida para reproduzir a fala.
  O professor deve usar sempre o dialeto padrão em sala de aula e treinar os alunos a usá-lo corretamente através da leitura e da escrita, ajudando-os a corrigir os erros da escrita para que possam ir aprendendo a escrever corretamente.
 O professor alfabetizador, deve ensinar que o som de uma determinada letra pode variar assim como as palavras CASA (S com som de Z) e  ANIMAL (L com som de U).
A escrita é a representação da linguagem oral, podendo representar uma ideia expressa através da escrita.
Há diversas formas de escrita, como pictogramas, ícones, logotipos, números, mapas, gráficos, etc. que podemos ter conceitos e ideias diferenciados do que querem expressar. Já as formas figurativas, são como os bonecos do toalete, que interpretam uma forma exata de expressar seu significado do que quer dizer.
A escrita fonográfica, teve início com a representação dos sons da fala para compor palavras. O alfabeto foi inventado através do princípio acrofônico, ou seja, a representação do som inicial da letra. Percebeu-se que a escrita não poderia ser exatamente, da maneira como é falada, pois apareceria escrita uma mesma palavra de diversas formas, pois várias pessoas pronunciam de maneiras diferentes. Portanto, foi criado a ortografia que permitiu uma padronização da escrita. A ortografia comanda as relações entre letras e sons, na leitura e entre sons e letras, na escrita.




                                                           
                           PADRONIZAÇÃO DA ESCRITA ATRAVÉS DA ORTOGRAFIA




  No decorrer da história, o alfabeto foi se modificando, hoje se tem letras maiúsculas, minúsculas, cursivas, de fôrma e etc. O computador também trouxe uma vasta fonte de letras. Mas através da categorização gráfica, podemos identificar uma forma gráfica como sendo determinada letra.
Por exemplo, a palavra saudade pode ser escrita de várias formas: SAUDADE
                                                                                                        saudade
                                                                                                       saudade
                                                                                                        e etc.
  O autor nos mostra que na alfabetização é mais conveniente ensinar primeiro a letra de fôrma maiúscula e minúscula para depois aprender a letra cursiva.
Para ler, o aluno precisa identificar as letras pelos nomes (categorização gráfica), aplicar o princípio alfabético (princípio acrofônico), juntar sons de letras em sílabas e sílabas em palavras (composição gráfica), fazer um exercício de suposição para descobrir qual palavra se trata.
Deve-se mostrar as regras da leitura para os alunos, pois, ao ler, a palavra GATO, por exemplo, os mesmos podem interpretar a letra G tendo o som de (JÊ) e ler JATO. Mostrar que uma letra representa todos os sons possíveis atribuídas a ela em todas as palavras e só compreendemos isso através da categorização funcional ensinado corretamente a escrita como  (casa caza caxa qasa qaza qaxa kasa kaza kaxa) sendo somente a primeira definida pela ortografia como certa.
   Enfim, a ortografia é algo complexo, contudo, o letramento e a alfabetização é o princípio para aprendizados futuros e convivência na sociedade.








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