segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Portfólio eletrônico na formação de professores: Caleidoscópio de múltiplas vivências, práticas e possibilidades da avaliação formativa - Ivanildo Amaro de Araújo

   A avaliação é utilizada nas escolas como um dos meios para melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, pois o professor avalia e percebe o ritmo de aprendizagem dos mesmos e muitos e discutem e refletem com outros profissionais métodos e formas avaliativas.
   Professores da graduação de licenciatura refletem nos métodos pedagógicos de avaliação, que refletirá nas formas avaliativas de seus alunos e que futuramente aplicarão nos alunos deles, pois a avaliação era e ainda é utilizada ainda em algumas escolas como repetição e memorização do ensino e não como sendo discutido com os alunos e os mesmos expressando suas opiniões.
   Com o uso do portfólio eletrônico como meio de avaliação, exclui-se aquela visão tradicional de avaliação por meio de provas. Foi criado para que os alunos fossem incentivados a utilizar os recursos digitais, a promover o pensamento de crítica, reflexão e autonomia. Conforme diz Freitas sitado no texto, a avaliação ocorre somente para aprovar ou reprovar, dar nota.


SALA REVOLUTI NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE DA UERJ - PORTFÓLIOS ELETRÔNICOS.


    A avaliação deve ser um processo para o professor saber o que o aluno sabe e o que ele pensa a respeito de determinado assunto e quais são suas dificuldades. E até o próprio professor pode avaliar como o seu método está produzindo frutos e o mesmo terá a liberdade de mudar o percurso de seu ensino.
    A avaliação não deve focar nos erros dos alunos e sim nos seus saberes e com isso, trazer intervenções pedagógicas que fazem com que os alunos se direcionem em sua aprendizagens, nos processos pedagógicos que serão inseridos na sua prática de formação.
   O portfólio é como se fosse um diário que o futuro docente registrará seus conhecimentos e até sentimentos a respeito de sua vivência na prática, para que ele possa reavaliar sempre o seu progresso de suas aprendizagens e terá um amadurecimento e sustância ao iniciar sua carreira e ainda se perceba como sujeito em constante mudança
   O aluno é o principal sujeito na construção de seu conhecimento e possibilitando na construção de sua autonomia. O portfólio torna-se um conjunto de saberes proporcionados no currículo do curso e também é uma maneira prática de armazenamento, visto que papéis ocupam espaço, rasgam, se perde, etc.Faz com que o futuro professor desenvolva também sua criatividade, buscando ou criando seus próprios vídeos, fatos, dizeres e etc. que complementam a postagem.
   Minha opinião sobre o potfólio: No meu primeiro dia de aula da disciplina TAE LP I achei estranho a construção de um blog para as aulas, achei até desnecessário, mas hoje vejo que esse método de avaliação é importante para a nossa formação, pois lemos o texto com mais atenção para explanar as idéias para publicar no blog, e também faz com que tenhamos mais conhecimento das ferramentas eletrônicas e como disse o texto, nos traz autonomia, pois é um portfólio individual e podemos acrescentar vídeos e fotos produzidos por nós mesmos para acrescentar na postagem e podemos consultá-lo a todo momento que precisarmos.
   Faço jus as palavras de Villas Boas quando ele diz que o portfólio possibilita o estudante a fazer suas próprias escolhas e formas de aprendizado. É uma forma dos futuros educadores vivenciarem a avaliação formativa e não somente na teoria.

2 comentários:

  1. Verifique alguns errinhos que foram cometidos na postagem: "como meios para melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, pois por meio deste" - meios está concordando com a palavra avaliação? e "deste" também concorda com a palavra avaliação? Em caso afirmativo, faça a adequação. Observe o descritor número 7. Faça uma revisão em toda a postagem para verificar se não há mais problemas na concordância, na articulação das frases... etc...
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Camila, sua reflexo acerca do texto está bem interessante. Sugiro que indique que se trata de uma reflexão sua! Da forma como está, parece que "este é o texto do título acima"... eheheh... Ok? Procure reler o texto e tente fazer uma revisão relativa ao Descritor 7. Algumas frases precisam ser reformuladas para que a sua ideia fique mais clara. No geral, a postagem demonstra bem qual foi o seu entendimento do texto.

    Parabéns.
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir