sexta-feira, 20 de abril de 2012

Seminário na FEBF

 Seminário de Debates organizado pela Escola Municipal Barro Branco em Duque de Caxias 
Evento ocorrido no dia 12 de Abril de 2012 na FEBF/UERJ


Tema: Formação de Comunidades leitoras na periferia: A articulacão da dimensão pedagógica e política no acesso à leitura.


Objetivo do evento:
* Reflexão sobre o incentivo à leitura das crianças e adolescentes que deve-se criar métodos por parte das políticas públicas;
* Propor atividades que incentivem a leitura das crianças, juntamente com os  pais;
* Reflexão sobre a importância da leitura em nossa sociedade;
* Reconhecimento das múltiplas linguagens que estão dentro do âmbito da leitura.

   O seminário começou com uma apresentação e encenação das crianças da turma 304 da Barro Branco falando sobre a vida da escritora Cecília Meireles.

ALUNOS DA BARRO BRANCO FINALIZANDO SUA APRESENTAÇÃO

   Depois teve o discurso da professora Maria Dolores, que é baiana e dirigiu por muitos anos uma escola na periferia da Bahia, atualmente trabalha na Barro Branco, é educadora mas não leciona mais. Passou a vida inteira dentro da escola.

PROFESSORA MARIA DOLORES DANDO SUA PALESTRA

   Ela nos informa que Monteiro Lobato criou a primeira fábula para criança. Paulo Freire diz, segundo Dolores, sobre a importância da leitura dos códigos nas letras, pois a leitura não são meras letras. Outra informação passada por ela , é que quando a mesma  era criança, tinha três pessoas que contavam-lhe histórias e que ela até organizou um trabalho sobre e verificou que as histórias vão modificando conforme quem as contam.
   A professora Dolores diz que todos nós nascemos dentro de um contexto, ela por exemplo, nasceu em 1937 na época do governo de Getúlio Vargas.
A mesma possui uma caixinha que a acompanha há 14 anos e que dentro possui um espelho que reflete a nossa imagem. Ela enfoca que somos preciosos e a nossa maior riqueza é o nosso saber.

Ao final do seminário eu e meu grupo entrevistamos algumas pessoas que faziam parte do projeto.

   Entrevistamos o Sr. Pedro Paulo Brandão Correia ( Di Brandão-como artista), é formado em estatística pela escola Nacional de Ciência e estatística e fez pós graduação em matemática pela UFF e é artista. Ele é voluntário da escola desde 1996. Já trabalhou com crianças surdas ensinando artes. Seu objetivo neste seminário foi expor seus trabalhos artísticos (que por falar nisso, são lindos!) "pois a leitura não é apenas a escrita, é feita também através da arte que fazemos a leitura de compreensão do mundo".

O SR.PEDRO PAULO (DI BRANDÃO)


ESSA É UMA DE SUAS OBRAS, UMA CIDADE QUE NÃO EXISTE FOI INVENTADA PELO ARTISTA

PINTURA DE SUA ESPOSA AOS 20 ANOS DE IDADE

UMA OUTRA PINTURA DO ARTISTA DI BRANDÃO


   A seguir, fizemos uma entrevista com a professora Nádia Simões que é também orientadora educacional.
Ela nos  informa que a pesquisa feita  neste seminário, foi em parceria com a FEBF. "A Barro Branco, objetiva investigar como a leitura da família influência na leitura das crianças".
"Este trabalho é desenvolvido há 1 ano. É o 3ª trabalho que a escola desenvolve e dessa vez o tema foi sobre a leitura e que entre os convidados tiveram a presença dos pais com o intuíto de mostrá-los como podem desenvolver o gosto pela leitura nas crianças; vivenciar diversas leituras em perspectivas diferenciadas, pois a leitura engloba muito mais além dos livros pensando em outras formas de leitura; conscientizar a família o real significado da leitura pois não se trata simplesmente de decodificação das palavras no campo literário", informa a professora.
   O motivo também do seminário ter sido na FEBF foi para que tanto os alunos quanto os pais conhecessem o âmbito de uma Universidade Pública e com isso, passassem a desejar ter para si (os alunos) e para seus filhos (os pais).
   O que a professora Nádia pôde observar como resultado neste seminário, foi um maior envolvimento dos pais com a escola e a educação de seus filhos e suscitando um interesse e preocupação no desenvolvimento da leitura de seus filhos.

    No meu ponto de vista, este seminário proporcionou um maior entendimento do conteúdo das histórias infantis, pois as mesmas revelam conteúdos práticos para as crianças e jovens pois contém lições de moral e faz-nos entender que realmente segundo Paulo Freire as palavras não são meras letras e sim possuem conteúdos que expressam emoções.
   Achei muito bom este trabalho desenvolvido pela Barro Branco propiciando uma interação diretamente além dos alunos, com os pais e esse seminário que fala sobre a leitura fez com que os pais tenham uma reflexão do que realmente é a leitura e o ensino em si e que eles percebessem a necessidade do estudo e com isso, incentivar os filhos e ajudá-los a adquirir o saber.

Um comentário:

  1. Camila, esta postagem está excelente!! Parabéns! Aqui, você demonstrou o que aprendeu com o Seminário. A descrição ficou muito boa e sua reflexão também está muito interessante, evidenciando que o Seminário contribuiu para sua formação e sua aprendizagem. As fotos estão ótimas!!
    Continue suas postagens com esta qualidade!

    Abs
    Ivan

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