segunda-feira, 9 de abril de 2012

Linguagens Infantis - outras formas de leitura / 2° parte

       O Processo de Aquisição da Escrita na Educação Infantil - Contribuições de Lev Vygotsky
        A autora se baseia nos processos de desenvolvimento da criança até os 6 anos de idade.
"Quanto mais cedo a criança é introduzida de modo sistemático nas práticas da escrita, melhor a qualidade da escola da infância." [p.22 §1]
    Acha-se que quanto mais cedo a criança adentrar no mundo da escrita, terá sucesso futuramente, e que a melhor escola é aquela que alfabetiza o quanto antes, mas este erro, impede a criança de desenvolver o seu processo cognitivo.

"Para Vygotsky, a aquisição da escrita resulta de um longo processo de desenvolvimento das funções superiores do comportamento infantil." [p.24 §2]
    A criança tem a necessidade de brincar, pois através da brincadeira, juntamente com a realidade, ela constrói um universo seu, particular e juntamente com o mundo exterior ela começa a perceber e a conhecer as vivências do mundo real. E conforme diz ainda Vygotsky, o brinquedo também é uma necessidade para se desenvolver o aprendizado e o jogo lúdico também aflora a imaginação da criança.

CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCANDO COM BRINQUEDOS E INTERAGINDO COM OUTRAS CRIANÇAS , ACOMPANHADAS DO PROFESSOR ESTIMULANDO SUA  INTELIGÊNCIA E COGNIÇÃO



                                          
                                                     A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Há a necessidade  de nas escolas de educação infantil as crianças se expressarem através da fala, do desenho, da pintura... para depois adquirir a escrita, pois é até necessário para essa aquisição.
Segundo Vygotsky, toda a aprendizagem motora, intelectual e emocional que a criança adquire será concedido se lhe for dado o suporte educativo adequado na escola.

O faz-de-conta é uma atribuição que a criança dá a um objeto, o objeto ausente, mostrando a capacidade da criança de representar, de dar um novo significado com a ajuda de um objeto qualquer o que está ausente e ao mesmo tempo, ela aprende regras de comportamento na brincadeira. 
Por exemplo: ao brincar de mãe e filha ou professora...  a criança assume regras de comportamento de cada personagem e mostra  a sua compreensão dos papéis representados. Essas brincadeiras lúdicas auxilia a desenvolver a escrita dando um entendimento real à palavra, designando uma atribuição pessoal de significado ao que a criança vai conhecer no mundo. E ainda aprende  a controlar a sua conduta e o domínio da vontade delimitado pelo personagem que ela assume.


                                          
                             VÍDEO QUE AS CRIANÇAS BRINCAM DE FAZ-DE-CONTA

Ensinar a criança além da forma de como se escreve, mostrá-la o significado real da frase ou palavra , pois através da observação, a criança atribui sentido à frase. E o desenho também se constitui uma representação de um objeto. Por isso, é importante que os livros infantis devam trazer as imagens, os desenhos, pois é uma representação visual da escrita do livro.

LIVROS ILUSTRADOS

As brincadeiras  e ilustrações  atribuem um significado real à escrita no ato de alfabetizar a criança, pois a escrita é um sistema de signos em nossa sociedade que serve para comunicar, expressar sentimentos e emoções, desejos e transmitir idéias, recordar...

Deve-se portanto formar as bases para as crianças até os 6 anos de idade na educação infantil para que no fundamental a criança possa entender o sentido real da escrita e não tenha dificuldades de aprendizado.

Portanto, na educação infantil não se deve alfabetizar e sim propiciar a criança para que se expresse através de pinturas, maquetes, desenho, faz-de-conta, o contar histórias junto com o lúdico.

CRIANÇAS SE EXPRESSANDO POR MEIO DA PINTURA

PROFESSORA FAZENDO MÍMICA E UTILIZANDO O FAZ-DE-CONTA


                                      
                                                DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA


          Portanto, nós professores, devemos respeitar as fases de desenvolvimento da criança  segundo a teoria de Vygotsky, respeitando a sua relação com o seu mundo com o mundo exterior para no momento certo desenvolver a habilidade da escrita.










Um comentário:

  1. Esta postagem ficou excelente! Parabéns! Você conseguiu relacionar os aspectos teóricos do texto a diversos materiais externos (vídeos, fotos, etc). Muito bom!

    ResponderExcluir