Professores da graduação de licenciatura refletem nos métodos pedagógicos de avaliação, que refletirá nas formas avaliativas de seus alunos e que futuramente aplicarão nos alunos deles, pois a avaliação era e ainda é utilizada ainda em algumas escolas como repetição e memorização do ensino e não como sendo discutido com os alunos e os mesmos expressando suas opiniões.
Com o uso do portfólio eletrônico como meio de avaliação, exclui-se aquela visão tradicional de avaliação por meio de provas. Foi criado para que os alunos fossem incentivados a utilizar os recursos digitais, a promover o pensamento de crítica, reflexão e autonomia. Conforme diz Freitas sitado no texto, a avaliação ocorre somente para aprovar ou reprovar, dar nota.
SALA REVOLUTI NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE DA UERJ - PORTFÓLIOS ELETRÔNICOS.
A avaliação deve ser um processo para o professor saber o que o aluno sabe e o que ele pensa a respeito de determinado assunto e quais são suas dificuldades. E até o próprio professor pode avaliar como o seu método está produzindo frutos e o mesmo terá a liberdade de mudar o percurso de seu ensino.
A avaliação não deve focar nos erros dos alunos e sim nos seus saberes e com isso, trazer intervenções pedagógicas que fazem com que os alunos se direcionem em sua aprendizagens, nos processos pedagógicos que serão inseridos na sua prática de formação.
O portfólio é como se fosse um diário que o futuro docente registrará seus conhecimentos e até sentimentos a respeito de sua vivência na prática, para que ele possa reavaliar sempre o seu progresso de suas aprendizagens e terá um amadurecimento e sustância ao iniciar sua carreira e ainda se perceba como sujeito em constante mudança
O aluno é o principal sujeito na construção de seu conhecimento e possibilitando na construção de sua autonomia. O portfólio torna-se um conjunto de saberes proporcionados no currículo do curso e também é uma maneira prática de armazenamento, visto que papéis ocupam espaço, rasgam, se perde, etc.Faz com que o futuro professor desenvolva também sua criatividade, buscando ou criando seus próprios vídeos, fatos, dizeres e etc. que complementam a postagem.
Minha opinião sobre o potfólio: No meu primeiro dia de aula da disciplina TAE LP I achei estranho a construção de um blog para as aulas, achei até desnecessário, mas hoje vejo que esse método de avaliação é importante para a nossa formação, pois lemos o texto com mais atenção para explanar as idéias para publicar no blog, e também faz com que tenhamos mais conhecimento das ferramentas eletrônicas e como disse o texto, nos traz autonomia, pois é um portfólio individual e podemos acrescentar vídeos e fotos produzidos por nós mesmos para acrescentar na postagem e podemos consultá-lo a todo momento que precisarmos.
Faço jus as palavras de Villas Boas quando ele diz que o portfólio possibilita o estudante a fazer suas próprias escolhas e formas de aprendizado. É uma forma dos futuros educadores vivenciarem a avaliação formativa e não somente na teoria.